Quem Somos?

Inauguração

Começamos a criar o RCE (20 de Abril de 2009)
Nomes (esquerda para a direita) Alison Neilson (Universidade dos Açores), João Monez (Os Montanheiros), Enésima Mendonça (UAç), Gabriela Maria Martins (Gabinete de Promoção Ambiental dos Açores), Fabíola Gil (UAç), Rosalina Gabriel (UAç), Cecília Melo (Bioazorica), Paulo Borges (UAç), Gloria Brasil (Associação dos Mulheres de Pescadores e Armadores da ilha Terceira), Orjana Lara Risch (UAç), Hélder Xavier (Ecoteca Terceira), Isabel Belerique (AMPA), Vasco Silva (Gê-Questa), Paulo Lobão (Museu de Angra do Heroísmo)
Via skype: Carlos de Bulhão Pato (Associação de Defesa do Património Marítimo dos Açores).  Não pôde comparecer: Carlos Leal (Centro de Ciência de Angra do Heroísmo), Paulo Barcelos (Os Montanheiros), Tânía Fonseca (Eco-escolas e JEA), Antonieta Costa

Descrição de um RCE

Um Centro Regional de Peritos (RCE – Regional Centre of Expertise) é uma rede de pessoas e organizações interessadas no desenvolvimento sustentável. Estas organizações estão envolvidas de modo formal ou informal na educação para o desenvolvimento sustentável num contexto regional.

O RCE é uma forma para organizações comunicarem e se ajudarem entre si nos seus vários projetos de educação. Os RCEs fazem parte do programa da ONU para a Década da Educação para o Desenvolvimento Sustentável.

Missão do RCE Açores

O RCE Açores pretende criar mecanismos que permitam, através da participação de toda a sociedade, ultrapassar os desafios impostos pelo isolamento das ilhas. O RCE Açores visa criar e reforçar coesão entre os diversos parceiros e a população local de forma a tornar mais forte o sentimento de união, mesmo quando estes se encontrem em diferentes ilhas, ambientes sociais, realizem diferentes tipos de trabalho ou pertençam a diferentes gerações. Pretende também ser o suporte para novas iniciativas por parte dos cidadãos, ou iniciativas já em curso, permitir a reflexão sobre as suas relações com o ambiente natural e social e possibilitar a disseminação dos seus conhecimentos e experiências de sustentabilidade por todos os setores da sociedade.

O RCE Açores pretende ser um ponto de referência para a educação para o desenvolvimento sustentável em uma ou mais ilhas deste arquipélago ultraperiférico. O público-alvo do trabalho de consciencialização e educação não tem caraterísticas específicas; pode inserir-se em qualquer realidade social no contexto regional dos Açores.

Estrutura e Coordenação

A rede ativa do RCE Açores é constituída por universidades, escolas, instituições culturais, empresas, autarquias e outros órgãos governamentais, ONGs, associações regionais, particulares e cooperativas.

A comissão dinamizadora é baseada na universidade dos Açores, especificamente no campus da ilha de Angra do Heroísmo. Atualmente, o RCE constitui de vários parceiros do arquipélago todo. Os parceiros têm caraterísticas diferentes que resulta numa grande variedade de atividades oferecidas ao público. O corpo governante do RCE visa trabalhar em conjunto com os parceiros para oferecer apoio e facilitar eventos ao fim de promover a educação para o desenvolvimento sustentável regional.

Comissão Dinamizadora 

  • Universidade dos Açores, Angra do Heroísmo
  • Sara Silveira,  AMPA-IT Associação de Mulheres de Pescadores e Armadores da ilha Terceira
  • Luisa Madruga, Flores
  • Helder Cardoso Xavier, Diretor da Ecoteca de Angra do Heroísmo
Anúncios